Sabe o que é Brand Persona? Significa dar personalidade à sua marca, trazendo adaptações para as estratégias com a personalidade de Buyer Persona.
O objetivo é trazer orientação ao planejamento, para assim, deixar o seu negócio ou marca mais próxima dos consumidores, com esse planejamento traz a facilidade de escolha das formas de comunicação do seu negócio com o seu cliente.
Esse recurso é muito utilizado no Marketing Digital, abaixo você vai entender tudo sobre Brand Persona:
Como essa técnica pode ajudar o seu negócio?
Trabalhar com Brand Persona contribui para escolher a estratégia que possam ser mais assertivas, assim é possível:
- fazer uma comunicação mais humana e relevante a sua Buyer Persona;
- trazer empatia das pessoas para o seu negócio e aumentar o crescimento das vendas;
- aumentar o engajamento do seu negócio;
- posicionamento do seu negócio no mercado e também, escolher parcerias compatíveis;
- saber a hora certa de patrocinar outras pessoas e eventos que tenham o perfil do seu negócio;
- definir estratégias de comunicação.
Isso garante que mesmo com todas as mudanças possíveis que sua marca pode ter, ela nunca perderá a identidade para atrair consumidores e atingir o objetivo do seu negócio.
E agora? Como faço uma Brand Persona?
Para ter uma Brand Persona ideal, primeiro você precisa ter a sua Buyer Persona definida. Depois de saber qual a personalidade dos seus consumidores, é apontada a personalidade da marca e assim ter uma comunicação coerente.
Depois da definição da Buyer Persona, ainda falta identificar 4 pontos principais:
- o gênero da sua marca;
- geração a geração pertence a sua marca;
- estilo de comunicação;
- quais são as características humanas que a sua marca representa ou deseja passar aos consumidores.
Abaixo você confere mais detalhes de cada etapa.
Qual é o gênero da sua marca?
Qualquer marca tem definido o seu gênero, favorecendo a humanização nas comunicações, sendo que o gênero pode ser feminino ou masculino.
No gênero masculino podemos entrar o exemplo do KFC, já no gênero feminino, podemos ter o exemplo a Netflix.
Sabendo qual a geração que sua marca pertence
Descobrindo qual a geração que sua marca alcança, será muito mais fácil a escolha da sua estratégia.
Para ser mais assertivo na comunicação, é preciso entender o estilo do seu público.
Cada público tem um tipo de linguagem, caso o seu público seja jovem, a sua linguagem deve ser com gírias e até geek, agora se for mais velho, o tipo de linguagem deve ser outra.
Portanto é importante entender a personalidade que sua marca tem.
Características humanas a marca representa ou deseja representar aos consumidores
Momento de definir as características, faz a marca ter a sua personalidade, que são definidas em duas ou três palavras. Para que, se consumidor pensar na marca, terá uma associação de sua essência.
Como exemplo a Disney, seu público alvo são as famílias, disponibilizando entretenimento e diversão, as características humanas foram definidas como: entretenimento, diversão e família.
Concluímos que essas características são a essência da sua marca.
Todas as características englobadas
É fundamental sempre buscar ou criar um personagem que englobe as características descritas, dessa forma, o conteúdo e o relacionamento com o seu público alvo estarão bem alinhados com todas as estratégias.
Abaixo alguns exemplos de Brand Persona de sucesso:
Magazine Luiza, a personalidade da sua Loja On-Line é responsável pelo desenvolvimento neste mercado. Veja as propagandas que a empresa faz usando a “Lu”, outro grande exemplo de Brand Persona de sucesso.
O carisma que foi feito com a “Lu” fez com que a marca fosse eleita pelo público como o melhor Bot (robô) na categoria de serviços. Este evento foi a primeira e maior conferência de ChatBots no Brasil.
Outro grande exemplo é a Netflix, uma das mais respeitadas Brand Persona da atualidade, a comunicação foi feita de uma forma tão original, que o seu público alvo interage com bastante frequência nas redes sociais.
Brand Persona com influência na sociedade
Trabalhar com Brand Personas possuem características iguais a nós, refletem os medos, sonhos, desejos, e estilo de vida.
Quanto mais fortalecer as características da sua marca, acaba que mais pessoas se identificam com ela. Como podemos ver o legado da Harley Davidson
A marca tem mais de 110 anos, tornando-se mais que uma fabricante de motos, atualmente, a marca se transformou em uma lenda do motociclismo, e um estilo de vida de muitas pessoas no mundo todo.
Isso justifica como o posicionamento da marca no mercado se comunica com o seu público alvo.
E ai? A sua marca tem uma personalidade?
Este post é para ajudar você a compreender mais sobre essa incrível estratégia.
Quer aumentar suas vendas, então vamos conversar? Let’s Talk?